Certa vez, quando olhei o significado de luz no dicionário, o que mais me chamou a atenção foi que, além de referências à claridade, encontrei algumas inesperadas. Luz, segundo o Aurélio, também significa certeza e verdade. Que maravilha!!!                                                                                                                                                        No Evangelho de João, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8.12) Logo adiante, ele continua: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14.6).
Com base nessas palavras, pergunto: quem é luz para as nações?
A primeira resposta, imediata e correta, é que é Jesus Cristo, o Filho de Deus, enviado à Terra como representação de um Amor Incondicional, Intenso e Infinito. Graça de um Pai a todos nós, a quem decidiu tornar filhos Seus.
Logo, uma compreensão exata da dimensão das palavras de Jesus deve nos levar à certeza da responsabilidade que também temos: a de ser luz.
Cristo diz que aquele que o segue não andará em trevas. Então, se Ele é Luz, nós também devemos ser. Só assim vamos ajudar a dissipar, no mundo, as trevas, representadas pela ausência do Amor.
“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5.16) Tudo bem, obra nenhuma justifica o homem, uma vez que a justificação vem pela fé na Graça do Pai. Porém, é clara a forma como Ele se faz presente aos homens através de nós. Falar nem sempre é o melhor caminho. Muito mais que falar, é papel de quem se diz cristão demonstrar o Amor do Pai através de atitudes.
“Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor...” (Oséias 11.4) Nesse trecho, Deus diz que conduziu os homens com laços de bondade humana e de amor. Ou seja, o Amor dEle se faz conhecido através de nós.           Muito mais que definir as trevas, em meio às quais devemos ser Luz, como alguns erros e/ou atitudes específicos, é preciso compreender a profundidade da declaração de Jesus. A Luz em que Ele caminhou na Terra é o Amor. Todas as Suas ações e passos foram cheios de Graça. As trevas podem ser definidas como o contrário disso. Logo, trevas estão onde há ausência de Amor e Graça.
Não adianta tentar ser luz através de práticas, tradições, rituais, respeito a regras e obediência a leis. Tudo isso é nada se não houver Amor. Ainda que façamos tudo isso, sem Amor, nada seremos (vide I Coríntios 13).          Podemos ir às reuniões, orar, ler a bíblia, ler livros. Se não vivermos o Amor do Pai, continuaremos em trevas. Mesmo sob a máscara de uma religiosidade exterior, nosso interior vai se corromper dia após dia.                            Não há outro caminho para Deus.
A escolha e o caminho é apenas um: o Amor, que é dom dEle, gratuitamente doado a nós, para que também amemos aos que nos cercam.
Conduzir os homens a Deus não significa convertê-los a práticas e transformações exteriores.
A mudança deve ocorrer no coração. E essa apenas o Pai pode fazer.
A nós, resta apenas amar. Depois disso, precisamos amar. E, em seguida, continuar amando.
Devemos levar os homens a Deus através de amor e bondade gratuitos. “Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor...” (Oséias 11.4) Luz é certeza e verdade. Certeza que o mundo só pode ser transformado pela ação do Amor e da Graça em cada um de nós. Verdade que apenas em Cristo está a fonte deste Amor e desta Graça.

Devemos carregar sempre essa certeza. E cantar essa verdade.  Para todo o sempre...

Amo vcs...
Diego Brown


0 comentários:

Postar um comentário

QueM sOu eU

Minha foto
Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Sou geração eleita, sarcedócio real, nação santa, homem de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncie as grandezas daquele que me chamou das trevas para a maravilhosa luz. (1Pe 2.9)

SeGuidOreS

Tecnologia do Blogger.

SheKiná

ViSiTaNTeS