Hoje queria compartilhar com vocês uma difícil situação que passamos no momento que buscamos caminhar em obediência aos ensinamentos de Jesus.


Muitas vezes durante toda nossa caminhada cristã, passamos momentos de tribulações, dificuldades, provações que parecem não mais se acabar. E esses dias vendo isso acontecer na vida de um irmão, vendo que ele poderia a qualquer momento pensar em desistir, me veio há pergunta: O que devemos fazer quando sentimos vontade de desistir?


No livro de Salmos no capitulo 13, Davi expressa para Deus toda sua angustia.


Salmos 13.1-2 “Até quando, SENHOR? Tu te esquecerás de mim para sempre? Até quando esconderás o teu rosto de mim? Até quando relutarei dia após dia, com tristeza em meu coração? Até quando meu inimigo se exaltará sobre mim?”


Amados, o Rei Davi estava sentindo a falta de Deus em sua vida. Ele não sentia mais sua presença. Ele estava passando por dificuldades. Seus inimigos estavam reinando sobre sua vida. O Rei Davi se pós a orar angustiadamente em busca do socorro de Deus devido às ameaças que estava sofrendo dos seus inimigos.


Davi era um grande homem, chamado “Homem segundo o coração de Deus”. Vivia debaixo dos seus princípios, era um adorador, sabia tocar o coração de Deus. Talvez ali ele tivesse se distraído, tirado os olhos do Senhor.


Muitas vezes quando tiramos os olhos do Senhor, perdemos a presença de Deus, porque não olhamos mais para a luz, e na ausência de luz temos a escuridão. E não se dá para andar em meio ao escuro. Você já tentou andar pela sua casa de noite com tudo apagado? Mesmo sabendo onde estão os moveis da sua casa você não vai conseguir passar muito tempo ali, vai terminar derrubando alguma coisa ou até mesmo caindo. Porque é assim que acontece com aqueles que escolhem andar no mundo longe da presença de Deus. Tendem a cair ou a derrubar outras pessoas.


No livro de 2Samuel capitulo 11, conta que havia uma guerra acontecendo e, naquele tempo, os reis eles tinham que ir à guerra com o seu exército. Davi era o rei, e deveria ir com o seu povo, porém mandou em seu lugar seu servo Joabe, ficando o rei Davi em Jerusalém. Mais tarde, quando ele levantou de sua cama, foi para o terraço do palácio real e de lá, viu uma bela mulher e ficou olhando para ela. Então ele mandou chamar aquela mulher, sendo ela casada, e, se deitou com ela tendo a mesma lhe gerado um filho. Mas a história não termina ai. Antes dessa mulher ter dado a luz, o rei Davi mandou que o marido daquela mulher, cujo nome era Bate-Seba, chamado Urias, fosse enviado à guerra e colocado na frente da batalha, onde o perigo é maior, para que ali Urias fosse morto. Então meus amados, podemos ver que Davi pecou contra Deus, contra tudo o que tinha aprendido dos Seus princípios.

Não sei se por conta desta historia o Rei Davi tinha criado o “Salmos 13”, pois como titulo desse salmo se refere a “oração de proteção”, talvez o rei Davi tenha feito antes de ir a uma guerra ou depois de uma derrota, não sei dizer bem, mas o que eu quero que você entenda meu irmão, é que quando nós erramos com Deus, ele se afasta de nós. A sua presença se afasta de nós. Como pode o Espírito Santo de Deus está presente em você, cheio de pecado? Quando Deus está presente no seu coração ele manda sinais proféticos e também sinais de aviso para que não cometa tais coisas. João 14.26 “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que eu tenho dito”. A presença de Deus nos ensina a caminhar, porém nós temos o livre-arbítrio de obedecer ou não a voz de Deus.


No capitulo 12 o profeta Natã se achegou a Davi para repreende-lo. (2Samuel 12.9-11) “Porque desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mau aos seus olhos? Tu mataste à espada Urias, o heteu, e tomaste para ti a sua mulher; sim, tu o mataste com a espada dos amonitas. Agora a espada jamais se afastará da tua família, porque me desprezaste e tomaste para ti a mulher de Urias, o heteu. Assim diz o SENHOR: Da tua própria família trarei o mau sobre ti; tomarei tuas mulheres perante os teus olhos e as darei a teu próximo, e ele se deitará com tuas mulheres à luz do dia.” Nossas atitudes nos trará conseqüências.


Agora eu mudo a pergunta que eu fiz no começo. O que devemos fazer quando sentimos vontade de desistir? E a respondo com outra pergunta: Porque pensamos em desistir?


1º ponto: Porque nossos erros nos envergonha de buscarmos mais a presença de Deus.

1João 3.8 “Quem vive habitualmente no pecado é do Diabo, pois o Diabo peca desde o princípio”.

João 8.44 “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira”.

É por isso meu irmão que você pensa em desistir, porque você talvez esteja habitualmente em pecado, e isso te envergonha de buscar a Deus, porque você não tem dado ouvido ao Pai da verdade e sim ao pai da mentira.


2º ponto: Porque não abrimos mão do nosso orgulho. Queremos está sempre com a razão, não aceitamos sermões, queremos justificar nossos erros. Nossos erros não tem justificativas, amem?

O orgulho é perigoso. Provérbios 16.18 “A arrogância antecede a destruição, e a altivez do espírito antecede a queda”. Você se acha forte, cuidado meu irmão, você pode cair. 1Coríntios 10.12 “Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuidado para que não caia”.

O orgulho, ele pode nos separar de Deus e das pessoas.

(Lucas 18.9-14) Conta a historia de que um fariseu e um publicano subiram no templo para orar.

A postura inicial do fariseu já diz muita coisa sobre seu caráter. Ele se postava em pé, sem nenhuma reverência a Deus, provavelmente estufando o peito e orava para si mesmo. Ou seja, apesar de começar sua oração pronunciando o nome de Deus, ele não estava dirigindo suas palavras ao Senhor. Aquela cena não passou de um monólogo. Sua oração não passou do teto do templo e o único objetivo era se auto-proclamar justo e se vangloriar de seus feitos. Do outro lado temos o publicano, que de longe sequer ousava olhar para os céus, num sinal de humildade. Ele reconhecia sua natureza pecaminosa e estava angustiado por isso.

É por isso que muitas vezes desistimos de ouvir mais de Deus, porque achamos que sabemos muito, porém, temos muito que aprender.


3º ponto: Porque não temos paciência em esperar o tempo de Deus.

A nossa paciência depende da qualidade da nossa relação pessoal com Deus. A Bíblia diz em Apocalipse 14.12 “Aqui está à perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”. Aqueles que guardam a palavra de Deus com paciência, estes já estão ao lado de Deus. Amem?

Mais não termina aqui. Davi ele se angustiou de seus erros, porém ele fez o que Deus quer que você faça, reconheça seus erros e se arrependa e não cometa mais. 2Samuel 12.13 “Então Davi disse a Natã: Pequei contra o SENHOR. Natã respondeu a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado, por isso, não morrerás”. Davi reconheceu seus erros e se arrependeu deles. Se você continuar a ler o capitulo 12 vai vê que Davi buscou a Deus em favor da criança que tinha nascido e ficado doente e o mesmo Davi jejuou rigorosamente. Lucas 15.7 “Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”.


Não devemos nunca esquecer de Deus. Ele nunca irá nos abandonar. Devemos buscar a Deus sempre como nossa prioridade máxima. Davi estava decepcionado com Deus, e colocou a culpa das circunstancias que o afligiam na possível demora de Deus em tomar alguma providencia salvadora.

Podemos passar por muitas lutas e perplexidades, muitas vezes desapontados com Deus, com os outros e com nós mesmos. Mas isso é apenas mais um chamado à adoração e orações fervorosas, e um convite à perseverança.

Davi termina sua aflição com a seguinte frase. Salmos 13.5 “Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação”. Confia meu irmão no Senhor, esse nunca vai te abandonar.


Hoje as igrejas estão repletas de pessoas que vivem criticando, reclamando, desanimadas, ou que não fazem nada de mais, mas acham que fazem muitas coisas e menosprezam umas as outras, que tem muitas idéias, mas se perdem em suas próprias convicções, fato este devido à profecia de Jesus "E, por se multiplicar a maldade, o amor de muitos esfriará" (Mateus 24.12).

Sabemos que de fato este é um motivo que muitos deixam ou param no caminho.

Peço-lhes que confie na palavra de Deus. No mundo passarás por aflições, tribulações, mas lembre, Jesus venceu o mundo.


0 comentários:

Postar um comentário

QueM sOu eU

Minha foto
Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Sou geração eleita, sarcedócio real, nação santa, homem de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncie as grandezas daquele que me chamou das trevas para a maravilhosa luz. (1Pe 2.9)

SeGuidOreS

Tecnologia do Blogger.

SheKiná

ViSiTaNTeS