Quem nunca ouviu a historia de Sansão e Dalila? Acredito que todos já ouviram falar na historia de Sansão, o homem que tinha força por causa do seu cabelo, que se apaixonou por Dalila e por ai vai...
Na bíblia fala que Sansão nasceu de uma mulher estéril, casada com Manoá, um homem da tribo de Dã, uma das doze tribos de Israel. Num certo dia um anjo apareceu a essa mulher e disse-lhe que ela daria a luz a um filho, e que ela devia tomar cuidado para que seu filho não bebesse vinho nem bebida forte e não comesse algo que fosse impuro. O anjo também falou que esse menino seria o homem mais forte de todos os homens da terra e que sua força estaria no seu cabelo, ele seria o escolhido de Deus para libertar os israelitas das mãos dos filisteus. Os anos se passaram e num certo dia Sansão desceu a Timnate e ali avistou uma mulher que era filisteia. De repente um leão surgiu e o atacou, mas o Espírito Santo de Deus estava com ele e Sansão despedaçou o leão com as mãos vazias como se fosse um cabrito. Depois disso desceu e falou com a mulher que lhe agradou aos seus olhos. Porem sua mãe não aceitara que ele se casasse com uma filisteia.
Tempos depois Sansão voltou para se casar com essa filisteia e ao passar pelo local onde deixara o cadáver do leão, encontrou nele um enxame de abelhas e mel. Tirou o mel com as mãos e foi comendo pelo caminho. Quando encontrou seu pai e sua mãe, deu-lhes do mel também para que comessem, mas não havia lhes contado de onde tinha tirado o mel. Na festa de casamento, Sansão propõe um enigma ao povo convidado e por sete dias nenhum deles conseguiram decifrar o enigma de Sansão, somente depois, que ele decifrou para sua noiva, foi que os homens conseguiram decifrar seu enigma, pois sua noiva havia lhe traiu dizendo o enigma aos homens que queriam forja provas para descobrir de onde vinha a força de Sansão. Sansão se sentiu traído e a partir desse dia sua ira sobre os filisteus cresceu. Sansão voltou para casa e os filisteus de Gaza vieram a buscar Sansão para o rei, mas o mesmo conseguiu destruir cerca de mil homens com a queixada de um jumento. Sansão foi juiz de Israel por 20 anos na época dos filisteus.
Continuando...
Sansão por muito tempo viveu andando sozinho de um lado a outro das terras de Israel e num certo dia ele avistou uma tribo acampada no vale de Soreque. Isso aconteceu depois que ele destruiu os portões da cidade de Gaza. A bíblia não conta, mas por estudos que fiz, fala que Sansão ficou ali no vale de Soreque com uma mulher chamada Dalila, por sete dias e sete noites e eles se tornaram uma só carne. O amor de Sansão por Dalila foi tão grande que ele ficou cego espiritualmente, esqueceu dos propósitos de Deus e deixou se levar pelos desejos da carne.
Mas galera, o que eu quero que vocês saibam é que Sansão foi desobediente aos mandamentos do Senhor e com isso o Senhor se afastou de Sansão (Juízes 16.20b). Sansão fez muitas escolhas erradas, porque admirava as mulheres bonitas e qualquer uma que cruzasse seu caminho ela txá, traçava.
O que acontece é que Sansão também enfrentou tentações, mesmo tendo a presença do Espírito de Deus, assim como nós temos enfrentado. Quando falo de tentações falo do desejo da carne, algo que você se sente incapaz de suportar.
Amados, ninguém está sozinho na batalha contra a tentação. Todos enfrentamos algum tipo de tentação. Para alguns a luta é interna: sentimento de culpa, medo, preocupação, depressão. Para outros a luta é externa: sexo, dinheiro, fama, sucesso.
A bíblia nos fala que não vem sobre nós tentação, se não humana (1Corintios 10.13).
É uma realidade que passamos, sermos tentados diariamente. O homem tem vivido numa estrada de autodestruição espiritual, e o pior é que muitos se recusam a admitir isso.
Nossas atitudes nos trás conseqüências. Se nossas atitudes são boas aos olhos do Senhor, tenho certeza que as conseqüências são as melhores que você nem é capaz de imaginar. Porque a bíblia fala em 1Corintios 2.9 “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetraram no coração do homem, as coisas que Deus tem preparado para aqueles que o amam”.
Deus ama a todos, mas ele prepara algo especial para aqueles que amam a Deus. E amar a Deus é ser obediente aos seus mandamentos, é ser obediente a palavra de Deus.
A história de Sansão nos trás um exemplo de como não devemos proceder, e quais as conseqüências de nossas escolhas.
Sansão era filho de um casal pobre, pertencia à tribo de Dã, a mais fraca entre as tribos de Israel. Que ironia não? O homem mais forte nascido da tribo mais fraca. Assim como Jesus (o mais nobre dos Reis, nascido no mais humilde dos povos). Só que Sansão ele era um escolhido. Escolhido por Deus. A salvação já estava nele. Deus fez dele a salvação do seu povo das mãos dos filisteus.
Só que meus amados você não sabe se você foi escolhido.
Em Mateus 22.1-14, Jesus mostra que o reino do Céu é como uma festa de casamento. Há o convite a todos que o rei conhece, e o Rei Jesus ele conhece você, amem? Então você foi convidado a ir ter com Jesus um banquete de gloria, porém alguns se negaram. Acharam melhor os serviços da terra (versículo 5), e ainda teve aqueles que maltrataram e mataram os servos do rei.
Meus irmãos, vocês servos do Senhor, foi pregar a palavra do seu Deus e fizeram zombaria de você, a semente foi desprezada, você fez o convite que o rei mandou, porque ele disse: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho para aquele que crer e for batizado seja salvo (Marcos 16.15-16). E fizeram piada de você. Nem ai pra tu!
Ai o rei diz: Ide pelos cruzamentos das ruas e convidai para o casamento a quantos encontrardes (versículo 9). Ou seja, toda criatura.
Então isso significa que muitos, pois muitos da uma idéia de totalidade, de grande parte, a maioria, todos, são chamados para o reino do Céu, porem poucos, uma pequena parte, é quem fica na festa.
Sansão ele como escolhido errou diante de Deus. E eis os erros de Sansão.
1º erro: alimentar os desejos da carne.
Sansão viu uma moça filistéia, em Timnate, e se apaixonou por ela. Sua maior fraqueza ficava evidente: gostava de mulheres bonitas e pelo que consta não havia mulheres bonitas na sua tribo, mas entre seus inimigos.
Muitas vezes, e eu tive essa experiência, escolhemos pessoas que não estão no mesmo propósito que agente, buscamos relacionamentos fora o que com certeza irá trazer o fim do propósito. Como duas pessoas com idéias diferentes podem levar um relacionamento adiante? Você é da igreja e sua namorada ou seu namorado não é. Ai você não quer ir pra festa do mundo porque sabe que lá não tem a presença de Deus, porém sua companheira não ta nem ai pra isso porque não vê como você e que você ta louco com essas coisas de Deus, ai vai pra festa sozinha? Jamais. Você vai junto e quando perceber, já está totalmente desviado, porque deixou de dá ouvido a Deus pra dá ouvidos a pessoas que não vivem o que você tem vivido com Deus.
Amados, primeiro se não é um relacionamento com os dois no mesmo caminho, já era, não é de Deus, porque um relacionamento os dois tem que está segurando as mãos, andando junto, como pode você ta andando pra um lado e sua relação pra outro? Deus é união. Um relacionamento de duas pessoas é a busca de uma só carne, e se quer ser uma só carne que seja tudo debaixo das asas do Senhor, amem?
2º erro: não admitir que é vulnerável.
Sansão estava andando admirando a filisteia entre as vinhas quando o leão o atacou. Ele está passeando num lugar de tentação e vulnerabilidade. Sansão não contou nada aos seus pais. Por quê? Porque não queria admitir sua vulnerabilidade.
Muitas vezes damos brechas às tentações achando que não estamos correndo perigo e quando se percebe, já era! Sansão ainda tinha sobre ele o poder de Deus e conseguiu lutar contra o leão e sair vitorioso, só que muitas vezes nos damos brechas a certas coisas e não se ligamos com a autoridade que Deus está nos dando e quando se vê perdemos uma luta, geramos problemas maiores, como por exemplo, fazer sexo num namoro. Conheço alguns casos de homens e mulheres de Deus que brincaram com esse tipo de tentação e acharam que não era nada demais, e quando se percebeu já era tarde demais.
Amados, primeiro num relacionamento para que ele seja abençoado, não se deve dá nenhum tipo de brecha, muito menos não fazer o que a palavra de Deus nos pedi que façamos.
Mesmo sem a aprovação de seus pais, Sansão se casa com uma incrédula. Foi o primeiro passo em direção à queda. Sansão continuava a não encarar as suas fraquezas.
Sansão novamente passa pela vinha e encontra a carcaça do leão, dentro havia mel e ele come. Sansão acabara de violar a primeira condição de seu voto de nazireu.
Esse incidente exemplifica as características da alma e do caráter dele. Sansão deixava que seus sentimentos o dominassem. Era um homem de grande força física, mas não conseguia controlar seus apetites carnais. Desejou a moça. Brincou com a tentação. Desrespeitou sua herança espiritual. Violou seus votos religiosos e quebrou suas promessas. Uma violação foi puxando a outra.
Na festa de casamento, provavelmente Sansão bebeu e, conseqüentemente, acabara de violar a segunda condição de seu voto de nazireu.
Como muitos crentes, agiu exatamente contrário ao voto que fizera. Assim que quebramos nossas promessas e violamos nossos votos, nos sentimos culpados. E as pessoas culpadas se tornam arrogantes, negativistas, críticas e até hostis. Um passo em falso leva a uma queda livre.
Passaram-se vinte anos entre seu casamento com a moça de Timnate e seu envolvimento com Dalila. A maior tragédia da vida de Sansão foi que ele não aprendeu sua lição da primeira vez. A velha fraqueza continuava lá: a vontade de luxuria de seu coração, o desejo de seus olhos e sua vontade de satisfazê-los. Essas fraquezas, mais cedo ou mais tarde, iriam custar-lhe tudo o que tinha. Novamente se apaixona por uma filistéia (Dalila) e também é traído por ela.
3º erro: alimentar seu coração em vez de alimentar o coração de Deus.
Mateus 6.21 “Por que onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.”
No coração de Sansão havia luxuria, desejo da carne, paixão. O amor que ele tinha por Dalila superou o amor por Deus. Ele havia colocado Deus em segundo plano. Seu comprometimento com Dalila leva ao fim do seu compromisso com Deus.
Deus não quer dividir gloria com ninguém, ele não quer ser colocado em segundo plano, porque ele te colocou em primeiro, porque você vai colocá-lo em segundo?
Sansão foi infiel com Deus e por isso pagou o preço de viver como escravo nas mãos dos filisteus durante o tempo em que seu cabelo crescia novamente. Na escuridão dos olhos, Sansão buscou o Senhor e sua fé cresceu. Deus era a única esperança de Sansão. Ele sabia que o Senhor, tinha um propósito na vida dele. E mesmo que erremos contra Deus, mesmo que sejamos infiéis contra ele, Deus permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo (2 Timóteo 2.13).
Deus tinha mandado Sansão para salvar seu povo dos filisteus e assim se cumpriu o que Deus tinha prometido.
A promessa de Deus para os israelitas se cumpriu, porém a desobediência de Sansão com Deus trouxe-lhe a morte. Sansão pagou o preço.