Muitos cristãos quando cometem um pecado publico, desaparecem e não voltam mais a igreja porque tem medo de serem chamados de hipócritas. Mas olhemos para a vida do rei Davi.
Davi teve um começo promissor. Ele matou o gigante Golias, pois confiou na força de Deus (1Samuel 17.50). Ele derrotou os inimigos de Israel (1Cronicas 14.10-11 e 1Cronicas 18.1-3). Ele reinou sobre toda a Israel (2Samuel 5.4-5).
Mas com tudo isso Davi foi falho para com Deus muitas vezes, e mesmo assim se encontrou nele um “homem segundo o coração de Deus”.
E o que eu devo aprender com Davi?
Lição nº1: Todo cristão aprovado e maduro pode cair em pecado.
Devemos seguir a Davi enquanto ele declina. Não olhando para Davi em “2Samuel 11”, onde fala do adultério com Bate-Seba, para se alegrar de seus erros, mas olhando para Davi e dizendo: eu vivo pela graça de Deus.
Davi esquivou-se de sua responsabilidade e isso levou a sua insensibilidade física (2Samuel 11.1-5)
Davi sabia dos comandos de Deus, mas decidiu ignorá-los (2Samuel 12.9-10)
A insensibilidade física pode facilmente levar-nos a tentação. Em que medida, Davi estava “vigiando e orando”? A falta de vigília e oração, levou Davi a ser uma presa fácil a queda.
A tentação nos leva ao pecado. Davi desejou a mulher de outro homem (2Samuel 11.3-4). Ele descumpriu um dos mandamentos de Deus.
Exodo 20.17 “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.
Não importa quão “grande” ou “pequeno”, podemos considerar um pecado, ele não agrada a Deus. (2Samuel 11.27)
Mateus 5.28 “Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher com desejo em seu coração, já cometeu adultério com ela”.
Tiago 2.11 “Porque o mesmo que disse: Não matarás, também disse: Não adulterarás. E se não és homicida, mas comete adultério, torna-se também um transgressor da lei”.
Davi tramou contra o marido de Bate-Seba, para que ele ficasse bêbado (2Samuel 11.12-13)
Vejam Habacuque 2.15-16
Lição nº2: Um pecado leva a outro
Depois de adulterar, Davi quis esconder seu erro cometendo outro pecado. Planejou a morte de Urias (2Samuel 11.23-24)
Lição nº 3: É melhor confessar o pecado imediatamente ao invés de ser cúmplice em acobertar
Provérbios 28.13 “Quem encobre suas transgressões jamais prosperará, mas quem as confessa e as abandona alcançará misericórdia”.
Dentro dessa historia de adulteração e morte, aprendemos que:
1º Se não controlarmos o pecado, é ele quem nos controla.
2º Devemos julgar a nos mesmos antes de pensar em condenar alguém (2Samuel 12.4-7a).
3º O pecado sempre tem suas conseqüências (2Samuel 12.11).
4º Através do pecado podemos nos tornar uma pedra de tropeço para outros (2Samuel 12.14).
Contudo, foi a bondade de Deus que perdoou os erros de Davi, não somente seu arrependimento, mas a bondade, a misericórdia e a graça.
Atos 5.31 “Deus, com sua destra, elevou-o a Príncipe e Salvador, para conceder a Israel o arrependimento e o perdão de pecados”.
Deuteronômio 5.10 fala que Deus usa da misericórdia para todos aqueles que amam e guarda seus mandamentos.
Deus Abençoe!
0 comentários:
Postar um comentário