Hoje quero falar a respeito de um escolhido do Senhor, Paulo de Tarso.

Quem era Paulo?

Paulo, antes conhecido como Saulo, nasceu na cidade de Tarso em data desconhecida. Era de uma família judaica rica e importante do grupo judeu, que vivia espalhada pelo mundo, principalmente na Pérsia. Quando Saulo nasceu, sua cidade era importante centro de filosofia (Atos 21.39). A língua materna de Saulo era o grego, porem conhecia a cultura judaica. Aos 14 anos começou a receber formação rabínica, sendo criado de uma forma rígida no cumprimento das rigorosas normas dos fariseus, cuja classe era dominante naquela época. Saulo foi instruído de acordo com o rigor da lei de seus pais pelo rabino Gamaliel (Atos 22.3), onde passou parte de sua juventude até que se tornou um dos principais sacerdotes do templo de Salomão. Quando se tornou sacerdote do templo, deparou-se com o que ele chamava de “seita”, que era contraria aos principais ensinos farisaicos. Dentro da extrema honestidade para com sua fé e sentindo-se profundamente ofendido com está “seita cristã”, passou a persegui-la, culminando com a morte de Estevão (Atos 7.55-60). Aproximadamente dois anos após a crucificação de Jesus, Saulo viajou para Damasco para perseguir os seguidores do cristianismo, principalmente de um, que se chamava Barnabé. Na entrada desta cidade Saulo teve uma visão. Jesus apareceu para ele em grande luz e Saulo cair prostrado ao chão (Atos 9.1-6).

Foi então levado para a cidade e depois de alguns dias, um discípulo de Jesus, chamado Ananias, foi incumbido de curá-lo, pois ele havia ficado cego. Após voltar a enxergar, converteu-se ao cristianismo, mudando o seu nome para Paulo.

Paulo, a partir de então, se tornaria o "Apóstolo dos Gentios", ou seja, aquele enviado para disseminar o Evangelho para o povo não judeu.

No final do ano passado (2010) passei a ler as cartas de Paulo de Romanos à Colossenses e aprendi alguns pontos importantes que eu quero compartilhar hoje com você.

1º ponto: MUDANÇA

Paulo se tornou um novo homem. A princípio seu nome se chamava Saulo, e ao se converter mudou seu nome para Paulo.

Não é porque você se converteu que você vai ao cartório mudar seu nome. O que Paulo queria com essa atitude de mudar o nome, era que as pessoas que o conheciam como Saulo, reconhecessem um novo homem. Um homem transformado.

E como hoje você pode se tornar um novo homem? Um homem transformado?

Para nos tornarmos um novo homem, começamos nas mudanças de atitudes. Paulo passava de perseguidor de Jesus, para seguidor de Jesus.

Se não tomarmos a decisão de mudar nossas atitudes, nunca irão reconhecer que somos uma nova criatura.

2º ponto: TORNA-SE PEQUENO

O nome Paulo significa pequeno. Paulo tomou essa atitude de se tornar pequeno diante do mundo que ele tinha pela frente para conhecer. Paulo foi um grande apostolo do Senhor, e tem seu nome como autor de 13 cartas do Novo Testamento. Tudo isso pra levar o conhecimento de Jesus até você. E o que Deus tocou no meu coração é exatamente isso. Quando nos tornamos pequenos, quando tomamos a atitude de nos tornarmos pequeno, Jesus cresce em nossas vidas.

Você pode está se perguntando: Como eu tomo uma atitude de se tornar pequeno?

Faça como Paulo. Ele não viveu ao lado de Jesus toda sua vida, mas a experiência que ele teve com o Senhor ele foi lá e testemunhou. Ele plantou nos corações das pessoas sua experiência com Jesus. Temos que começar a plantar. Começar a abrir a boca pra falar do Senhor. Dar nossos testemunhos, contar experiências... Quando fazemos isso Jesus cresce em nossas vidas. 1Co 3.6 “Eu plantei; Apolo regou; mas foi Deus quem deu o crescimento. De modo que, nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas sim Deus, que dá o crescimento.”

3º e ultimo ponto: FUGIR DAS REGRAS

Paulo viajou por 27 cidades para pregar o evangelho. Os sacerdotes temiam Paulo porque ele fugiu das regras da Lei de Moises. Paulo trazia discórdia aos sacerdotes do que ele pregava sobre Jesus.

Gálatas 2.16 “sabendo, contudo, que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; pois pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.”

Os sacerdotes se enfureciam quando Paulo dizia que a Lei de Moises não faz mais justiça como antigamente. A justiça agora está diante de Jesus.

Paulo fugiu das regras, foi contra a lei dos homens e dos profetas. Sua lei agora era outra. Pela lei dos profetas Paulo estava morto.

Gálatas 2.19 “Pois pela lei, eu morri para a lei, a fim de viver pra Deus. Já estou crucificado em Cristo”.

Amados, não há mais lei para vocês. Fujam das regras. Mudem! Abram a boca, tornem-se pequenos e deixem o Espírito de Deus guiá-los diante do mundo.

Mateus 10.20 “Porque não são vocês quem falam, mas o Espírito de Deus é quem fala por você”.


0 comentários:

Postar um comentário

QueM sOu eU

Minha foto
Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Sou geração eleita, sarcedócio real, nação santa, homem de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncie as grandezas daquele que me chamou das trevas para a maravilhosa luz. (1Pe 2.9)

SeGuidOreS

Tecnologia do Blogger.

SheKiná

ViSiTaNTeS