Muitas das promessas de Deus têm condições anexadas a elas, por exemplo:
- Deus te honrará... se honrares a Ele (1Samuel 2.30)
- Deus lhe abençoará... se você esperar por Ele (Isaias 30.18)
- Podemos experimentar o reino dos céus... se formos humildes de espírito (Mateus5.3)
- Nós seremos perdoado... se perdoarmos (Lucas 6.37)
- Não há mais condenação... para aqueles que estão em Jesus (Romanos 8.1)
Precisamos lembrar que é essencial que nós cumpramos essas condições. Este é o caminho para tomar posse das maravilhosas promessas de Deus.
Para muitas pessoas as palavras do Antigo Testamento são nada mais que uma historia seca. Porem quando o Espírito de Deus toma posse delas e as aplica em nosso coração como meio de promessas, elas costumam ganhar vida e esperança.
Se Deus prometer alguma coisa, a fé lutará uma longa e amarga batalha, pois a razão conclui que as promessas de Deus são impossíveis. Então a fé deve lutar contra a razão e suas duvidas. O diabo também se aproxima de nós com promessas que parecem ser muito plausíveis. Isto certamente requer as vezes uma mente bem preparada para ser capaz de distinguir entre as promessas verdadeiras de Deus e as falsas do diabo. As promessas do diabo sempre aparentam ser agradáveis e aceitáveis, capaz de mudar o coração e a mente. Diferentemente das promessas de Deus, pelo qual não podem ser vistas, mas compreendida por meio da fé. A fé vai contra a razão e vê coisas invisíveis como se elas estivessem materializadas.
- Vejo muitas pessoas dizerem que tem fé em Deus, quando na verdade nem o conhecem direito. Religiosos que frequentam doutrinas diferenciadas e falam de fé como se tomassem posse disso, quando na verdade são apenas palavras que saem de suas bocas. Essas pessoas estão derramando sua “fé” no lugar errado. A outros até que determinam o tempo da promessa de Deus em suas vidas, e quando não acontece no tempo DESEJADO, se decepcionam com Deus e abandonam ao que antes chamavam de “fé”.
Sabe o que eu acho? Não é a fé que te leva a receber a promessa de Deus, mas aqueles que são guiados pelo Espírito Santo, esses são os que recebem a promessa.
Mateus 7.26 “Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.”
Sabe o que isso significa: que quando você não faz o que o Espírito Santo te manda fazer, você ta derramando sua “fé” sobre a areia. E quando vem uma tribulação, uma tempestade... logo sua “fé” morre e sua casa cai, e a queda é grande (Mateus 7.27).
Abraão, por exemplo, recebeu as promessas de Deus (Genesis 15.3-7 e Genesis 21.1-3), não somente pela fé, mas também por ter dado ouvido as palavras de Deus e as colocado em pratica.
Genesis 22.1-3 “Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar. Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, preparou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus servos e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus tinha lhe mostrado.”
Abraão pões em pratica o que ouviu do Senhor. Não é somente acreditar, é ter atitude.
Para que as promessas do Senhor se cumpram na sua vida é preciso ter PERSEVERANÇA.
Romanos 5.3 “ E não somente a fé, mas também nos gloriemos nas tribulações; sabendo que ela produz perseverança”.
Quando você pensa em desistir por achar que é impossível receber a promessa, Deus diz: todas as coisas são possíveis (Lucas 18.27 “Ele lhe respondeu: As coisas impossíveis aos homens são possíveis para Deus”).
Quando você acha que está cansado de esperar a promessa, Deus diz: Eu lhe darei descanso (Mateus 11.28 “Vinde a mim todos os que estão cansados e sobre carregados, e eu os aliviarei”).
Quando você não se sente capaz de prosseguir, Deus diz: minha graça é suficiente (2Corintios 12.9 “... A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza...”).
Quando você pensa que não sabe qual o caminho que deve seguir e se encontra perdido, Deus diz: Eu direcionarei seus passos (Proverbios 3.5-6 “Confia no Senhor de todo o teu coração e não no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos e Ele te guiará na Sua verdade”).
Quando você achar que não vale a pena, Deus diz: vale muito apena (Romanos 8.28 “Deus faz com que todas as coisas concorram para o bem daqueles que o amam”).
Quando você se sentir com medo, Dez diz: não te dei espírito de medo (2Timoteo 1.7)
E quando você achar que sua fé é insuficiente, Ele dirá: Tenho dado a todos uma medida de fé (Romanos 12.3 “Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um de vós que não pense de si mesmo mais do que convém; mas pense em si com equilíbrio, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um”).
Talvez Abraão achasse que sua fé fosse insuficiente. Talvez ele tivesse com medo, achasse que não valeria a pena, ou que não saberia o caminho para o monte de Moriá. Talvez pela sua idade ele achasse que não era capaz de prosseguir, e que por tanto tempo estivesse cansado de esperar, mas uma coisa Abraão fez... ele tomou posse das promessas, ele ouviu e FEZ. Colocou em pratica.
E você tem ouvido a voz do Senhor e posto em pratica?
“O Senhor está contigo, enquanto tu estiverdes com Ele; se o buscardes, o achareis; mas se o deixardes, ficarás sozinho” (2Cronicas 15.2).
0 comentários:
Postar um comentário