Seria legal se todos fossem filhos de Deus. É claro que todos são criados pelo Criador do universo, reconhecendo isso ou não. Mas a bíblia ensina que nem todos são filhos de Deus. Jesus já registrava isso diretamente para os professores da lei e os fariseus. Jesus disse a eles:
Mateus 23.16 (guias cegos)
Mateus 23.17 (cegos tolos)
Mateus 23.25 (hipócritas)
Mateus 23.27 (sepulcros caiados – que são belos por fora, mas, por dentro, estão cheios de ossos humanos e sujeira).
Mateus 23.33 (Cobras, raça de víboras).
Nessas passagens não tem dizendo que essas pessoas são filhos de Deus. Jesus ainda pergunta: “Como vocês escaparão de serem condenado ao inferno?” (Mateus 23.33).
Jesus, ele causou divisões.
E você pode está se perguntando se isso é certo. Será mesmo que Jesus causaria divisão? Será mesmo que Jesus veio causar divisões quando ele pede que sejamos um só corpo e ele, o cabeça?
Muitas pessoas se maravilharam ao ouvir Jesus falando.
Marcos 12.17 “Então Jesus lhes disse: Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. E admiravam-se dele.”
Mateus 8.27 “E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
Marcos 1.27 “E todos se maravilharam a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Uma nova doutrina com autoridade! Pois ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!”
Marcos 10.24 “E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus!”
E é ai que veio a divisão! Entre tantos, nem todos os que viam e falavam com Jesus tiveram um encontro feliz.
Mateus 19.22 “Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste porque tinha muitas riquezas.”
Até mesmo fazendo uma leitura superficial nos quatro evangelhos, podemos observar que no final dos ensinamentos de Jesus à multidão, havia-se uma divisão. Alguns acreditavam nas palavras de Jesus, outros não.
Quando Jesus ressuscitou Lazaro, havia alguns judeus presente que “depositaram sua fé nEle (João 11.45-47).
E agora? Jesus era o babado do momento. Tava causando aquela fofoca.
Portanto, concluo que não se pode afirmar que todos são filhos de Deus, até porque alguns não se viam como um tal.
Mas no Novo Testamento ensina que você pode se tornar um. Mesmo fazendo uma leitura superficial dá para entender que isso é uma conquista passo-a-passo.
1º passo: Um(a) filho(a) de Deus precisa sair da escuridão para luz.
1Pedro 2.9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”
2º passo: Um(a) filho(a) de Deus precisa sair da morte para a vida.
João 5.24 “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.”
3º passo: Um(a) filho(a) de Deus precisa receber o presente da vida eterna.
Romanos 6.23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.”
4º passo: Um(a) filho(a) de Deus precisa ser irmão ou irmã de Jesus.
Mateus 12.50 “Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.”
Qual é a vontade de Deus?
1Tessalonicenses 4.3 “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição” SANTIDADE
1Tessalonicenses 5.18 “Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus” AGRADECIMENTO, RECONHECIMENTO
1Pedro 2.15 “Pois a vontade de Deus é que fazendo o bem, caleis a ignorância dos insensatos.” BONDADE
5º e ultimo passo: Um(a) filho(a) de Deus precisa carregar sua cruz seguindo os passos de Jesus.
Mateus 10.38 “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.”
Mateus 16.24 “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;”
Se todos fossem filhos de Deus somente pelo fato de terem nascido fisicamente, não haveria necessidade de céu e inferno. Haveria somente céu. Ainda assim, a pessoa que mais falou de céu e inferno no Novo Testamento foi Jesus.
E Jesus disse aos seus discípulos e a você está noite “Não temas os que matam o corpo e não podem matar a alma, pelo contrario, tema aquele que depois de matar o corpo, tem o poder de lançar sua alma no inferno” (Mateus 10.28).