Havia um homem que tinha roubado ovelhas de outro homem. O homem que foi roubado chega ao sacerdote no ano 13 d.C. e põe o fato diante do Rabi. O sacerdote fala o seguinte: A lei de Moises diz que: “Se alguém roubar uma ovelha, e matar ou vender, pagará quatro ovelhas por cada uma roubada” (Ex 22.1). Se por acaso esse homem que roubou for pobre e não tiver condições de pagar, certamente será vendido como escravo (Êx 22.3).

Jesus estava no templo quando ouviu esse dialogo entre o homem roubado e o sacerdote. Jesus tinha 12 anos e estava indo pela primeira vez a Jerusalém visitar o templo (Lucas 2.40-42 e 47).

Chega o menino Jesus e pergunta ao sacerdote: Porque comemoramos a Páscoa?


Primeiro para que você saiba:

A páscoa teve origem remonta nos tempos do Velho Testamento, por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito. A Bíblia relata o acontecimento no capítulo 12 do livro do Êxodo. Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga, porém foi fatal: a matança dos primogênitos - o filho mais velho seria morto. Segundo as instruções Divinas, cada família hebréia, no dia 14 de Nisã, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse esta casa com a décima praga. A carne do cordeiro deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervas amargas, preparando o povo para a saída do Egito. Segundo a narrativa Bíblica, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Então Faraó, permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem mortos.

Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebréia deveria observar anualmente a festa da Páscoa, palavra hebraica que significa "passagem" "passar por cima". Esta festa deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo.


Voltando ao que questionou o menino Jesus ao sacerdote, o sacerdote responde:

- Na páscoa agradecemos a Deus por nos libertar da escravidão.

Ai Jesus questiona novamente:

- E é justo então vender um homem como escravo, quando agradecemos a Deus por nos livrar da escravidão?


Jesus veio para por fim a lei sabe por quê?

Porque é evidente que ninguém mais é justificado diante de Deus pela lei. Somos justificados pela fé (Gálatas 3.11).

Tendo chegado à fé em Cristo Jesus, já não somos mais sujeitos a lei (Gálatas 3.25).

E se você segue a lei, você vive separado de Jesus Cristo (Gálatas 5.4).


É por isso que eu morri para a lei, a fim de viver para Deus (Gálatas 2.19).



Deus abençoe e uma otima semana santa pra você!


0 comentários:

Postar um comentário

QueM sOu eU

Minha foto
Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Sou geração eleita, sarcedócio real, nação santa, homem de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncie as grandezas daquele que me chamou das trevas para a maravilhosa luz. (1Pe 2.9)

SeGuidOreS

Tecnologia do Blogger.

SheKiná

ViSiTaNTeS