Havia um homem que tinha roubado ovelhas de outro homem. O homem que foi roubado chega ao sacerdote no ano 13 d.C. e põe o fato diante do Rabi. O sacerdote fala o seguinte: A lei de Moises diz que: “Se alguém roubar uma ovelha, e matar ou vender, pagará quatro ovelhas por cada uma roubada” (Ex 22.1). Se por acaso esse homem que roubou for pobre e não tiver condições de pagar, certamente será vendido como escravo (Êx 22.3).
Jesus estava no templo quando ouviu esse dialogo entre o homem roubado e o sacerdote. Jesus tinha 12 anos e estava indo pela primeira vez a Jerusalém visitar o templo (Lucas 2.40-42 e 47).
Chega o menino Jesus e pergunta ao sacerdote: Porque comemoramos a Páscoa?
Primeiro para que você saiba:
A páscoa teve origem remonta nos tempos do Velho Testamento, por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito. A Bíblia relata o acontecimento no capítulo 12 do livro do Êxodo. Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga, porém foi fatal: a matança dos primogênitos - o filho mais velho seria morto. Segundo as instruções Divinas, cada família hebréia, no dia 14 de Nisã, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse esta casa com a décima praga. A carne do cordeiro deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervas amargas, preparando o povo para a saída do Egito. Segundo a narrativa Bíblica, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Então Faraó, permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem mortos.
Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebréia deveria observar anualmente a festa da Páscoa, palavra hebraica que significa "passagem" "passar por cima". Esta festa deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo.
Voltando ao que questionou o menino Jesus ao sacerdote, o sacerdote responde:
- Na páscoa agradecemos a Deus por nos libertar da escravidão.
Ai Jesus questiona novamente:
- E é justo então vender um homem como escravo, quando agradecemos a Deus por nos livrar da escravidão?
Jesus veio para por fim a lei sabe por quê?
Porque é evidente que ninguém mais é justificado diante de Deus pela lei. Somos justificados pela fé (Gálatas 3.11).
Tendo chegado à fé
E se você segue a lei, você vive separado de Jesus Cristo (Gálatas 5.4).
É por isso que eu morri para a lei, a fim de viver para Deus (Gálatas 2.19).
0 comentários:
Postar um comentário