Havia um homem que tinha roubado ovelhas de outro homem. O homem que foi roubado chega ao sacerdote no ano 13 d.C. e põe o fato diante do Rabi. O sacerdote fala o seguinte: A lei de Moises diz que: “Se alguém roubar uma ovelha, e matar ou vender, pagará quatro ovelhas por cada uma roubada” (Ex 22.1). Se por acaso esse homem que roubou for pobre e não tiver condições de pagar, certamente será vendido como escravo (Êx 22.3).

Jesus estava no templo quando ouviu esse dialogo entre o homem roubado e o sacerdote. Jesus tinha 12 anos e estava indo pela primeira vez a Jerusalém visitar o templo (Lucas 2.40-42 e 47).

Chega o menino Jesus e pergunta ao sacerdote: Porque comemoramos a Páscoa?


Primeiro para que você saiba:

A páscoa teve origem remonta nos tempos do Velho Testamento, por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito. A Bíblia relata o acontecimento no capítulo 12 do livro do Êxodo. Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga, porém foi fatal: a matança dos primogênitos - o filho mais velho seria morto. Segundo as instruções Divinas, cada família hebréia, no dia 14 de Nisã, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse esta casa com a décima praga. A carne do cordeiro deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervas amargas, preparando o povo para a saída do Egito. Segundo a narrativa Bíblica, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Então Faraó, permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem mortos.

Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebréia deveria observar anualmente a festa da Páscoa, palavra hebraica que significa "passagem" "passar por cima". Esta festa deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo.


Voltando ao que questionou o menino Jesus ao sacerdote, o sacerdote responde:

- Na páscoa agradecemos a Deus por nos libertar da escravidão.

Ai Jesus questiona novamente:

- E é justo então vender um homem como escravo, quando agradecemos a Deus por nos livrar da escravidão?


Jesus veio para por fim a lei sabe por quê?

Porque é evidente que ninguém mais é justificado diante de Deus pela lei. Somos justificados pela fé (Gálatas 3.11).

Tendo chegado à fé em Cristo Jesus, já não somos mais sujeitos a lei (Gálatas 3.25).

E se você segue a lei, você vive separado de Jesus Cristo (Gálatas 5.4).


É por isso que eu morri para a lei, a fim de viver para Deus (Gálatas 2.19).



Deus abençoe e uma otima semana santa pra você!

Mateus 20.1-15

1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha.

2 Tendo combinado com os trabalhadores o salário de um dia de trabalho, mandou-os para a sua vinha.

3 As nove horas da manha saiu, e viu que estavam outros, ociosos, na praça,

4 e disse-lhes: Vão também vocês para a minha vinha, e lhes darei o que for justo. E eles foram.

5 Outra vez saiu, perto do meio-dia e das três da tarde, e fez o mesmo.

6 Igualmente, perto das cinco horas da tarde, saiu e achou outros que lá estavam, e perguntou-lhes: Por que vocês estão aqui ociosos o dia todo?

7 Responderam eles: Porque ninguém nos contratou. Disse então o proprietário da vinha: Vão vocês também para a minha vinha.

8 Ao anoitecer, disse o proprietário da vinha ao seu secretario: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até os primeiros.

9 Chegando, pois, os que tinham ido perto das cinco horas da tarde, receberam o salário de um dia de trabalho cada um.

10 Vindo, então, os primeiros, pensaram que iriam receber mais; mas do mesmo modo receberam o salário de um dia de trabalho cada um.

11 E ao recebê-lo, murmuravam contra o proprietário, dizendo:

12 Estes últimos trabalharam somente uma hora, e os igualastes a nós, que suportamos a fadiga do dia inteiro e o forte calor.

13 Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste comigo o salário de um dia de trabalho?

14 Toma o que é teu, e vai embora; eu quero dar a este último tanto como dei a ti.

15 Não me é permitido fazer o que quero com o que é meu? Ou os teus olhos são maus porque sou bom e generoso?


Amados... assim como o proprietário, Jesus está procurando pessoas para servi-lo, e todos os que Ele encontra pelo caminho ele diz: “Vinde a mim... e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11.28-29).


Alguns vão mais cedo, outros mais tarde e outros mais tarde ainda. Porem não importa quando, nem como você se achegou a Jesus, o importante é que ele tem algo para você, a sua salvação (Jo 12.47).


O proprietário tinha acertado um preço com os primeiros que ele o encontrou para seu trabalho, porem ele pagou o mesmo preço a todos os que trabalharam para ele, não importando se esse chegou para trabalhar as 09h ou às 17h (Mt 20.8 Ao anoitecer, disse o proprietário da vinha ao seu secretario: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até os primeiros).


Jesus também pagou um preço pela sua vida. Ele derramou todo o seu sangue para que você fosse salvo (2Co 5.21). Assim como o proprietário, Jesus fez uma promessa de acerto de contas com cada um de nós. “E a promessa que Ele nos fez foi esta: a vida eterna” (1Jo 2.25).


Embora o proprietário tenha pago o que prometeu, alguns dos trabalhadores se queixaram daquilo que tinha recebido. Não porque foi pouco, porque na verdade foi o combinado, mas porque outros que se achegaram depois receberam a mesma quantia.


E quantos de nós não pensamos assim?

Cobramos de Deus o nosso tempo de santidade, de lutas, enquanto um irmão vem e conhece o Senhor hoje e as promessas de Deus se cumprem na vida dele. Você que está esperando no Senhor não se conformar com isso. Assim como os trabalhadores murmuravam contra o proprietário, você se queixa dizendo: mas estes últimos se converteram agora e eu estou aqui suportamos a tentação dia após dia e o forte calor que incomoda meu coração.


Mas o Senhor Jesus chega e te responde: não te faço injustiça; não combinei contigo o preço da salvação?


Amados... filipenses 4.4 “Alegrai-vos sempre no Senhor; e digo outra vez: Alegrai-vos!”


“Não andeis ansiosos por coisa alguma; pelo contrario, sejam os vossos pedidos plenamente conhecidos diante de Deus por meio de oração e suplica com ação de graças” (Filipenses 4.6)


Se você está cansado e sobrecarregado por ter suportado um dia inteiro de trabalho e o forte calor, como aqueles trabalhadores que começaram a trabalhar na vinha as 09h.

Acalma-te! VINDE A MIM, diz o SENHOR! Vinde a mim todos (Mt 11.28) Jesus não quer só os que se achegaram primeiro, nem tão pouco os últimos, Ele quer TODOS.


Toma o que é teu; eu quero dar a este último tanto como dei a ti (Mt 20.14).


Assim como o proprietário foi buscar aqueles que estavam ociosos pelas ruas, pelas praças... assim é o Filho do Homem, que veio salvar o que se havia perdido (Mt 18.11).



Deus abençoe!

QueM sOu eU

Minha foto
Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Sou geração eleita, sarcedócio real, nação santa, homem de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncie as grandezas daquele que me chamou das trevas para a maravilhosa luz. (1Pe 2.9)

SeGuidOreS

Tecnologia do Blogger.

SheKiná

ViSiTaNTeS