Hoje o que trago a vocês é uma historia do antigo testamento encontrada no livro de Esdras. Eu estava esses dias pensando em trazer algo de onde poucas pessoas tem interesse na bíblia, e vi que o livro de Esdras é pouco utilizado. Podemos encontrar ao longo da leitura desse livro duas mensagens importantes; a fidelidade de Deus e a infidelidade dos homens. O que mais me emociona quando falo a respeito de Deus é sua fidelidade, porque sei que o homem não consegue ser fiel a Deus pra sempre, é um ser pecaminoso, fraco. Porem a fidelidade de Deus é viva, e o que ele promete ele é fiel pra cumprir.
A historia é a seguinte: Deus havia prometido aos israelitas que estavam escravos na Babilônia, através do profeta Jeremias, que quando se cumprisse setenta anos de cativeiro, castigaria a maldade do rei da Babilônia e a sua nação. Então, chegando o tempo em que a babilônia receberia o castigo de Deus, o Senhor levanta o rei Ciro da Pérsia a proclamar o seguinte decreto por todo o seu reino e também o divulgasse por escrito, o qual dizia: “O Senhor, Deus do céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de construir um templo para ele em Jerusalém de Judá” (Esdras 1.2). Depois disso, concedendo liderança a Zorobabel e Esdras, os quais tinham uma lista de nomes. Com Zorobabel foi dado à lista dos homens exilados da província que voltaram do cativeiro. Naquele tempo Nabucodonosor era o rei da Babilônia, o qual tinha levado esses homens como escravos, mas que agora retornavam as suas cidades em Jerusalém. Na lista haviam somente os nomes dos lideres de cada grupo, porem cerca de aproximadamente 50 mil pessoas, incluindo grupos, servos e servas, cantores e cantoras, voltaram a Jerusalém. A lista dos que iam com Esdras eram os chefes das famílias e descendentes de Daniel, Davi, Zacarias e outros chefes de família. Além das pessoas que voltaram a Jerusalém, alguns chefes das famílias que havia sido despertado pelo Espírito de Deus, levaram consigo todos os utensílios de prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos além de todas as ofertas voluntárias, tudo isso para a edificação do templo do Senhor, em Jerusalém. Aconteceu que o povo desanimou por causa da zombaria dos inimigos (Esdras 4.1-5). Mas Deus é fiel e justo e levantou Ageu e Zacarias para encorajar o povo e completar a sua obra (Esdras 5.1-2). Se continuarmos a ler todo o livro veremos que mesmo o povo tendo se desviado da palavra de Deus, o Senhor fielmente envia um sacerdote dedicado que habilidosamente instrui o povo na verdade, chamando-os a confissão do pecado e o arrependimento dos seus caminhos perversos.
Mas o que eu aprendi com tudo isso e o que trago pra vocês é que mesmo quando nos não damos ouvido ao que Deus tem pra nossa vida, ele faz a sua parte.
Esdras 4.24 “Assim a obra do templo de Deus foi suspensa e ficou interrompida até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia”. Isso aconteceu porque os homens que trabalhavam na obra de Deus ficaram desanimados por da ouvido a voz do inimigo. Se você voltar ao versículo 4 vai encontrar o seguinte: “Então os povos da região passaram a desanimar o povo de Judá e os intimidar, atrapalhando-os na construção”.
Sabe, muitas vezes quando começamos a fazer as obras do Senhor, nosso inimigo, o diabo começa a colocar medo em nosso coração, fazendo-nos descrente dos planos que Deus tem pra nossa vida. Pondo duvidas, falta de esperanças, desestimulando a nossa fé... O diabo ele enfraquece nossos sonhos, nosso amor com Deus. No entanto, Deus conhece nossos corações e sabe que nossa luta não é contra a carne e sim contra o maligno, que nos rodeia a todo instante procurando esfriar nossa ligação com Deus.
A bíblia fala em Mateus 24.12, que por se multiplicar a maldade, o amor de muitos esfriará. O diabo tem feito de tudo pra esfriar nossa relação com Deus, não somente com Deus, mas no nosso relacionamento conjugal, nosso relacionamento na igreja, querendo colocar-nos de banco no nosso ministério. O diabo conhece as obras do Senhor para nossas vidas, ele é traíra e invejoso. Em Provérbios 14.30 fala que a inveja apodrece os ossos. Quando estamos com os ossos fracos podemos ter problemas de osteoporose. A osteoporose é uma doença na qual os ossos se tornam frágeis e susceptíveis a fratura. Amados, o diabo veio pra matar, roubar e destruir. Destruir a sua vida, te colocar ao chão. Ele vem como uma doença, como a osteoporose, fazer você se tornar frágil e cair. Ele apodrece nossa estrutura espiritual. Ele já caiu e por inveja ele quer enfraquecer você também. Isaias 14.12 “Como caíste do céu, ó estrela da manha, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que enfraquecias as nações”. O profeta Isaias sabia que o diabo tinha caído do céu e que agora queria derrubar todo mundo, porque é um invejoso, pilantra, traíra.
Mais amados, mesmo quando temos que enfrentar batalhas em nossa vida e nos sentimos fracos e caímos ao chão, mesmo quando nessas batalhas nos rendemos ao inimigo, dizendo: eu desisto, não consigo mais lutar, estou fraco, sem forças... mesmo assim a fidelidade de Deus triunfa em cada situação.
Esdras 5;
11 Responderam: Nós somos servos do Deus do céu e da terra; estamos reconstruindo o templo que há muitos anos foi construído e concluído por um grande rei de Israel.
12 Mas nossos pais caíram na ira do Deus do céu, o qual os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia; este destruiu o templo e transportou o povo cativo para Babilônia.
13 Mas no seu primeiro ano como rei da Babilônia, o rei Ciro, da Pérsia, emitiu um decreto para que este templo de Deus fosse reconstruído.
14 E o próprio rei Ciro retirou do templo de Babilônia os utensílios de ouro e de prata da casa de Deus, que Nabucodonosor tomara do santuário de Jerusalém e transferira para o templo de Babilônia. Foram entregues a um homem chamado Sesbazar, o qual nomeou governador.
15 E disse-lhe: Toma estes utensílios; leva-os para o templo de Jerusalém; e que a casa de Deus seja reconstruída sobre os seus alicerces.
16 Foi então que Sesbazar veio e colocou os fundamentos da casa de Deus em Jerusalém; depois do que, até o presente, temos prosseguido a construção, mas não está ainda terminada.
17 Portanto, se o rei acha conveniente que sejam feitas investigações nos arquivos do rei em Babilônia, para ver se é verdade que foi ordenada pelo rei Ciro a reconstrução do templo de Deus em Jerusalém, que o faça e, em seguida, queira o rei transmitir-nos a sua decisão a respeito.
Sabe quais pontos eu vejo a fidelidade de Deus?
1º ponto
Devemos fazer as obras de Deus, procurando um ministério na obra. Seja pra colocar o tijolo, seja pra erguer um altar, seja pra tomar como líder, não importa. Devemos ter um ministério na obra do Senhor. Ter um ministério é servir a Deus de alguma maneira. E servir, ter serventia a Deus, nos trará recompensas maravilhosas. Versículo 11 “Nós somos servos do Deus do céu e da terra; estamos reconstruindo o templo que há muitos anos foi construído e concluído por um grande rei de Israel”. Quando somos servos do Senhor em suas obras, ele nos tornará um grande rei, um grande exemplo para o mundo. O grande rei de Israel que o versículo 11 está falando é o rei Davi, que teve o reinado por aproximadamente 70 anos. Tinha 30 anos quando começou a reinar sobre Judá, em Hebrom, e depois de 7 anos e meio, se tornou o grande rei e profeta sobre toda a Israel. Era um homem segundo o coração de Deus.
Lembrem-se: DEUS É FIEL EM NOS TORNA GRANDES REIS PARA ESTE MUNDO.
2º ponto
As vezes a nossa queda e nossa derrota nem sempre é por conta de nossas atitudes. No versículo 12 “Mas nossos pais caíram na ira do Deus do céu, o qual os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia...” Quando fazemos algo que desagrade a Deus, as conseqüências nem sempre vem diante de nos, mais de nossos descendentes. Quando o rei Davi pecou contra Deus, o Senhor enviou um profeta a Davi chamado Natã o qual falou: "O Senhor perdoou o teu pecado, por isso, não morreras. Mas, visto que com este ato deste motivo para os inimigos do SENHOR blasfemassem, o filho que te nasceu certamente morrerá" (2Samuel 12.13-14). Pois é, nem sempre as conseqüências de nossas atitudes vem diante de nós, portanto precisamos acertar agora, precisamos vencer nossas lutas, precisamos levantar um altar, para que nossas atitudes hoje, possa nos trazer conseqüências boas àqueles que virá de nós. Quando não agradamos a Deus, ele nos entrega na mão do rei da Babilônia, na mão do diabo.
Não Alan, ta errado... Deus é misericordioso, ele não faria isso! Meus irmãos, o nosso pecado faz separação de Deus. Como que Deus vai da cobertura a algo que ele não aceita? Se um pai acoberta o filho de um erro, mesmo que seja por amor ao filho, os dois estão errados, e Deus não erra, Ele é Perfeito. O Senhor só acoberta aqueles que fazem a boa, perfeita e agradável vontade dele. Não sendo assim o diabo terá autoridade pela sua vida. 1João 5.18-19 fala que devemos saber que os verdadeiros filhos de Deus não andam em pecado, porque obedecem aos ensinamentos de Cristo Jesus e por isso o diabo não tem autoridade sobre essas vidas, porem aqueles que não são filhos de Deus, estes estão debaixo do poder do maligno. No versículo 13 tem assim “Mas no seu primeiro ano como rei da Babilônia, o rei Ciro, da Pérsia, emitiu um decreto para que este templo de Deus fosse reconstruído”. Muitas vezes pessoas são levantadas para nos tirar da autoridade que o diabo tem sobre nossa vida, e Deus olha para ti como um templo que deve ser reconstruído para que você volte a ser obra dele. Atos 15.16 “Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei suas ruínas e a reerguerei”.
Lembrem-se: DEUS É FIEL EM NOS LEVANTAR
Porque o cair é do homem, mas o levantar é de Deus. (Provérbios 24.16 “Porque o justo pode cair sete vezes, que ela consegue se levantar de novo, porém os que praticam o mau acabam cheios de desgraça”).
3º e ultimo ponto
Não ache que só porque você aceitou Jesus, pronto acabou. A busca por Deus, a santidade pra Deus e as obras de Deus nunca terminam. Versículo 16 “Foi então que Sesbazar veio e colocou os fundamentos da casa de Deus em Jerusalém; depois do que, até o presente, temos prosseguido a construção, mas não está ainda terminada”. O Senhor enviou seu único filho para que você tivesse a glória de receber a vida eterna, mas pra isso, você precisa está sempre buscando, andando e trabalhando pro Senhor. Buscar a Deus nunca é demais, sempre temos o que aprender. A bíblia fala que se buscarmos a Deus nós o encontraremos, se buscarmos de todo o coração, ele mudará nossa sorte e nos levará de volta para o lugar de onde fomos exilados (Jeremias 29.13-14). Fala também que se buscarmos primeiro o reino de Deus e sua justiça teremos tudo o que precisamos (Mateus 6.24-33). Fala ainda que bem-aventurados são aqueles que guardam as experiências com Deus e que buscam ele de todo o coração (Salmos 119.2).
Por isso meu irmão eu quero mais de Deus, eu não quero parar, não quero dizer que está bom, já basta. Quero mais experiências, quero mais dele pra minha vida, quero mais, quero mais, não quero parar... só vou terminar e concluir as obras de Deus quando eu tiver sentado do lado dele também. No lugar que ele preparou pra mim. E ai vou poder dizer: Conclui o bom combate, terminei minha carreira, guardei a minha fé e o templo do Senhor foi reconstruído em mim pra honra e glória Dele.
Aleluiaa!!!