- Estamos vivendo uma época onde está cada vez mais difícil distinguir o falso e o verdadeiro. Deus tem procurado pessoas verdadeiras.
João 4.23-24 “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito; importa que os seus adoradores o adorem em Espírito e em verdade”.
Essa passagem se dá no livro de João 4.1-30, onde fala a respeito de um contexto onde Jesus estava deixando a Judéia e seguindo a Galiléia. Porem, pra se fazer esse trajeto ele precisava passar por uma cidade chamada Samaria, e lá encontra uma mulher samaritana (a qual não se dava com os judeus). Jesus então pedi a essa mulher que lhe dê água para beber, pois ela estava tirando água do poço de Jacó, e ali se iniciou uma conversa onde Jesus revela a sua natureza e ensina um novo conceito de adoração.
- Muitos têm idéia errada que adorar a Deus se limita apenas na hora do louvor. Adoramos a Deus também quando estamos atentos na hora da palavra. Adoramos a traves das nossas atitudes com nossos irmãos.
- Adoração não é musica. É um estilo de vida!
O que devemos aprender para sermos um verdadeiro adorador?
1º Ser Original
- Original está relacionado a não ser falso. Ter caráter próprio. Que não segui modelo qualquer; vem original de fabrica.
Genesis 2.7 fala que nossa origem vem do pó da terra, e isso não nos torna um fracasso, mas um verdadeiro adorador ele é fraco nele mesmo. Porque ser fraco não significa ser frágil, e fragilidade não é fracasso e sim dependência. 2Corintios 12.10 “Porque quando sou fraco, então, é que sou forte”. Ser original é depender de Deus pra tudo. Êxodo 33.14-15 nos mostra a dependência de Moises. João 6.68 nos mostra a dependência de Pedro.
2º Precisa-se pagar um preço
- O verdadeiro adorador é santo. 1Pedro 1.15-16 “Pelo contrario, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque está escrito; sede santos porque eu sou santo”. O verdadeiro adorador não negocia com o pecado. O verdadeiro adorador renuncia a vida mundana (Efésios 5.3-4). O verdadeiro adorador sempre está disposto a perdoar.
3º O verdadeiro adorador não é encontrado em qualquer lugar.
- João 4.23 fala que Deus está procurando e vem a hora e já é agora. Assim como João Batista, o verdadeiro adorador muitas vezes se encontra no deserto, mas nem mesmo pelos homens é reconhecido. Moises fugia e se escondia dos homens quando foi achado por Deus. Davi estava no campo, longe dos homens e o profeta Samuel foi ungi-lo Rei de Israel.
- A mulher samaritana entendeu na hora, que Jesus era o lugar. Ela foi encontrada por Ele. Ela se tornou uma adoradora.
E você, já se tornou um?