- Estamos vivendo uma época onde está cada vez mais difícil distinguir o falso e o verdadeiro. Deus tem procurado pessoas verdadeiras.

João 4.23-24 “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito; importa que os seus adoradores o adorem em Espírito e em verdade”.

Essa passagem se dá no livro de João 4.1-30, onde fala a respeito de um contexto onde Jesus estava deixando a Judéia e seguindo a Galiléia. Porem, pra se fazer esse trajeto ele precisava passar por uma cidade chamada Samaria, e lá encontra uma mulher samaritana (a qual não se dava com os judeus). Jesus então pedi a essa mulher que lhe dê água para beber, pois ela estava tirando água do poço de Jacó, e ali se iniciou uma conversa onde Jesus revela a sua natureza e ensina um novo conceito de adoração.

- Muitos têm idéia errada que adorar a Deus se limita apenas na hora do louvor. Adoramos a Deus também quando estamos atentos na hora da palavra. Adoramos a traves das nossas atitudes com nossos irmãos.

- Adoração não é musica. É um estilo de vida!

O que devemos aprender para sermos um verdadeiro adorador?

Ser Original

- Original está relacionado a não ser falso. Ter caráter próprio. Que não segui modelo qualquer; vem original de fabrica.

Genesis 2.7 fala que nossa origem vem do pó da terra, e isso não nos torna um fracasso, mas um verdadeiro adorador ele é fraco nele mesmo. Porque ser fraco não significa ser frágil, e fragilidade não é fracasso e sim dependência. 2Corintios 12.10 “Porque quando sou fraco, então, é que sou forte”. Ser original é depender de Deus pra tudo. Êxodo 33.14-15 nos mostra a dependência de Moises. João 6.68 nos mostra a dependência de Pedro.

Precisa-se pagar um preço

- O verdadeiro adorador é santo. 1Pedro 1.15-16 “Pelo contrario, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque está escrito; sede santos porque eu sou santo”. O verdadeiro adorador não negocia com o pecado. O verdadeiro adorador renuncia a vida mundana (Efésios 5.3-4). O verdadeiro adorador sempre está disposto a perdoar.

O verdadeiro adorador não é encontrado em qualquer lugar.

- João 4.23 fala que Deus está procurando e vem a hora e já é agora. Assim como João Batista, o verdadeiro adorador muitas vezes se encontra no deserto, mas nem mesmo pelos homens é reconhecido. Moises fugia e se escondia dos homens quando foi achado por Deus. Davi estava no campo, longe dos homens e o profeta Samuel foi ungi-lo Rei de Israel.

- A mulher samaritana entendeu na hora, que Jesus era o lugar. Ela foi encontrada por Ele. Ela se tornou uma adoradora.

E você, já se tornou um?

O que é um cristão “nascido de novo”?

Um cristão é aquele que acredita que a coisa mais importante é estabelecer uma relação pessoal com Jesus Cristo, na qual Ele é o seu Senhor e Salvador, e você um seguidor que confia nEle.

Mas porque falar de cristãos “nascidos de novo”?

Uma pesquisa nacional alegou que cerca de 50% dos americanos dizem serem cristãos “nascidos de novo”. É lamentável que isso tenha pelo menos existido para qualificar a palavra “cristão”. Pois todo cristão deve ser “nascido de novo”, e não é possível ser um cristão sem nascer de novo.

Nos primeiros dias da igreja, Barnabé e Saulo (Paulo) gastaram um ano ensinando muitas pessoas em Antioquia sobre o cristianismo. Como resultado disso, foram pela primeira vez chamados de cristãos (Atos 11.26). Contudo, eles não foram chamados de cristãos “nascido de novo”, mas somente de cristãos.

Mas se queremos algo que nos fale de cristãos “nascido de novo”, encontraremos em João 3.1-15. Nessa passagem encontramos uma conversa entre um líder judeu chamado Nicodemos e um homem simples chamado Jesus. Jesus disse a Nicodemos: “Em verdade, em verdade te digo que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo” (João 3.3).

Por esta conversa, vemos que não há saída para o fato de um novo nascimento ser uma necessidade.

E o que seria esse novo nascimento?

1º ponto: Esse nascimento é um renascimento e renovo do Espírito Santo.

Tito 3.5-6 “... ele nos salvou mediante o lavar da regeneração e da renovação, realizados pelo Espírito Santo, por intermédio de Jesus Cristo, nosso Salvador.”

O homem ele não nasce primeiro do espírito, ele nasce primeiro da natureza, depois do espírito. O primeiro homem foi feito do pó da terra, e o segundo homem é do céu. (1Co 15.46-47)

2º ponto: O novo nascimento é compartilhar a vida com Deus.

2 Pedro 1.4 “Para que (...) vos torneis participantes da natureza divina (...)”.

3º ponto: O novo nascimento nos leva do reino da escuridão para o reino da luz.

Colossenses 1.13 “Ele nos tirou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu filho Amado”.

4º ponto: O novo nascimento é uma criação espiritual.

2 Corintios 5.17 “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já passaram, e surgiram coisas novas”.

E o que não seria esse novo nascimento?

Só existe um único ponto chave, pelo qual as pessoas tem se enganado.

Esse novo nascimento não é alcançado por fazer coisas boas.

Tito 3.5 “Ele nos salvou, não por nossos atos de justiça”.

Mesmo assim, o homem ele necessita desse novo nascimento, pois todos pecaram e estão destituídos da gloria de Deus (Romanos 3.23).

Ninguém pode fazer de si mesmo santo. E Jesus disse que esse novo nascimento era necessário. João 3.7 “Não te admires de eu te dizer: Necessário vos é nascer de novo.”

Amado, a santidade de Deus faz do novo uma necessidade.

“Esforcem-se... para serem santos; sem santidade ninguém verá a Deus” (Hebreus 12.14).

O novo nascimento é dado pelo Espírito Santo através de Jesus. Ele vem do ouvir e crer.

Romanos 10.17 “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.”

Eu te pergunto: Foi por obras da lei que recebestes o Espírito, ou pelo ouvir com fé?

Já que sabemos que o novo nascimento vem através de Cristo, assim passamos do que éramos conhecidos como seres viventes, para sermos reconhecidos como filhos de Deus. Pois todos somos filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus (Galatas 3.26).

E as pessoas vão olhar para ti e não vão mais dizer, eis um cristão, mas vão dizer: eis um cristão “nascido de novo”.

1Pedro 2.9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”

- Muitas pessoas ao ouvir o chamado de Deus têm dado desculpas, mas não há desculpas aceitáveis para fugir do chamado de Deus. Quando Deus te chama, Ele espera uma resposta positiva. Contudo, nós temos o livre-arbítrio, nós quem escolhemos se iremos atender ao chamado de Deus ou não, nós iremos escolher entre fazer o bem ou o mau, o certo ou o errado. (Romanos 2.5-11)

- Aceitar o chamado de Deus ou recusá-lo, nos trará conseqüências.

Juízes 5.14-18, fala a respeito de uma época em que o povo de Deus era uma inconstância. Quando eles estavam afastados, Deus permitia que eles fossem vencidos pelos seus inimigos até se arrependerem.

Juízes 4.1-3, fala a respeito de que os filhos de Deus mais uma vez se tornaram oprimidos pelos povos vizinhos e isso durou 20 anos para que então houvesse um arrependimento e saber que o que estavam passando era conseqüência de estarem afastados da presença de Deus. Nesse tempo, Deus levantou Débora, fazendo unir as 12 tribos de Israel para lutar contra seus inimigos, mas 4 tribos se recusaram ao chamado de Deus.


E o que aprendemos com as tribos que recusaram o chamado de Deus?

1ª tribo (Tribo de Ruben) à Juízes 5.15-16

Era uma tribo egoísta, insensível, ingrata!

- Muitas vezes Deus nos dá uma direção para agirmos na hora, porém perguntamos se realmente devemos fazer ou não. Saiba, que quando Deus da uma direção, ela é certa e não existe duvidas. Exemplo: Devemos colocar o cuidado com o irmão em primeiro lugar, e, depois e por ultimo o cuidado material.

2ª tribo (Tribo de Gileade) à Juízes 5.17

Era uma tribo indiferente

- As vezes Deus nos manda para uma batalha e desacreditamos na vitoria certa que teremos. Agimos indiferente com o chamado de Deus.

3ª tribo (Tribo de Dã) à Juízes 5.17

A tribo de Dã errou nas suas prioridades

- Muitos de nós agimos como a tribo de Dã. Deixamos Deus em segundo plano. Priorizamos as coisas e as pessoas, e não a Deus. Maldito o homem que confia no homem.

4ª tribo (Tribo de Aser) à Juízes 5.17

Outra tribo indiferente e insensível.

- Muitas pessoas se achegam a Deus não no amor, mas na dor.

- Quando Deus te chama, Ele espera uma resposta positiva.

As demais tribos aceitaram ao chamado de Deus, e a batalha se deu no monte. Aos olhos humanos parecia impossível que o povo de Israel iria ganhar, mas Deus agiu por eles, fazendo cair a chuva. Os cavalos dos inimigos atolaram e os carros se tornaram presa fácil, trazendo assim a vitoria.


Deus abençoe!

QueM sOu eU

Minha foto
Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Sou geração eleita, sarcedócio real, nação santa, homem de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncie as grandezas daquele que me chamou das trevas para a maravilhosa luz. (1Pe 2.9)

SeGuidOreS

Tecnologia do Blogger.

SheKiná

ViSiTaNTeS